Benefícios da Musculação

beneficios-da-musculacaoUma vez, no final do curso de Inglês, meu professor, recém-chegado a Brasília, se queixou de que quando alguém o conhecia, as primeiras perguntas eram: em qual órgão público você trabalha e onde você malha? Curiosamente, ele não era servidor público nem malhava.

Fato é que no Brasil existe um culto ao corpo maior do que em vários outros países; quer seja por tradição, que seja pelo clima tropical onde os corpos estão mais expostos.

A malhação pode trazer riscos à saúde, se for feita sem os devidos cuidados, alimentação e orientação profissional, mas, com a devida cautela, pode ser muito benéfica.

Alguns benefícios que vale destacar:

  • Aumento da massa muscular e perda de peso – esse é o efeito mais notável e procurado. Aumento de massa muscular magra pode trazer mais saúde ao corpo, principalmente depois dos 30 anos, quando a perda de massa muscular e o aumento de gordura aceleram – mais ainda depois dos 60.
  • Proteção das articulações – muito bem entendido, esse benefício exige que se pratique da forma correta, para não trazer os efeitos contrários. É muito comum vermos atletas ou mesmo pessoas comuns que, após algum procedimento médico, são enviados à musculação para fortalecer as articulações.
  • Melhora da saúde em geral – a malhação melhora o metabolismo de glicose e proteínas, a função cardiovascular (diminuindo o risco para doenças do coração), diminui riscos para diabetes tipo 2, previne a osteoporose, libera endorfina e serotonina (para aumento do bem-estar), etc.
  • Aumento da beleza e autoestima – sinceramente, há pessoas que malham mais por estas razões do que pela saúde propriamente. Pessoas que tem o rosto não muito bonito, ou até mesmo homens que estão perdendo os cabelos e não querem investir tratando a calvície, podem compensar isso com um corpo torneado pela musculação – basta olhar galãs carecas, como Vin diesel, The Rock, Bruce Willis e tantos outros.

Por fim, se você tem disposição, matricule-se numa academia e comece seu treino. Caso não goste de ambiente de academia, pode comprar alguns equipamentos e treinar em casa ou nesses kits malhação da rua mesmo, mas, começar sem orientação profissional não é recomendado; pelo menos no início deve-se ter um profissional para acompanhar, até que você entre no ritmo e entenda como funciona.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *